DIVERSOS

DIVERSOS - A FÍSICA DO TAO

Por Owen Waters

03 de junho de 2024

Em 1975, o livro de Fritjof Capra, “The Tao of Physics”, propôs-se a explorar os paralelos entre as visões de mundo da física moderna e o misticismo oriental. A conclusão do autor foi que os dois eram, não apenas consistentes, mas em perfeita harmonia um com o outro.

A física avançou de muitas maneiras nas últimas décadas, assim como o misticismo com sua compreensão do universo. Em particular, muitas percepções sobre os mistérios do universo emergiram da revolução espiritual no Ocidente.

Da perspectiva mística, o universo foi criado pela Consciência Original, o Tao, ou Ser Infinito, concentrando-se através de um aspecto Criador ativo de si mesmo.

O místico pergunta: “Como Deus criou isso?” enquanto espera um vislumbre da mente do fabricante cósmico. Uma coisa é certa com essa abordagem mística: você encontra muito mais respostas quando se abre para a ideia de energias superiores do que insistindo que nada existe além da matéria física.

Para o materialista, os pensamentos são apenas sinais elétricos disparados em algum lugar dentro do cérebro. Se isso fosse verdade, então você seria como um computador eletrônico com regras pré-programadas – sem autoconsciência, sem imaginação, sem livre arbítrio, sem curiosidade e sem sentimentos!

Sua mente não é seu cérebro e a energia mental não é elétrica. A energia mental é uma daquelas energias superiores que o Criador achou por bem criar.

Um dos mistérios que a física enfrenta é um tipo de experimento que revela que partículas de energia relacionadas podem se comunicar entre si muito mais rápido que a velocidade da luz. Como isso poderia ser possível, perguntam eles, quando se supõe que a velocidade da luz limite todas as ações no universo?

Na visão da física atual, todas as energias podem viajar à velocidade da luz e não mais rápido. Isso se deve à suposição de que todas as energias devem ser energias realistas, materiais e eletromagnéticas. Bem, que tal essas energias mais elevadas?

Num quadro mais amplo, não vivemos apenas num universo consciente, o universo É consciente! Todas as coisas são compostas de consciência porque o universo foi criado a partir do único material disponível – a consciência.

Sabemos que a matéria física é composta de energia, mas de que é feita a energia?

Energia é consciência comprimida.

Não existe apenas um nível de energia. A próxima energia superior acima da energia elétrica é a energia etérica, ou vital. A energia elétrica é uma forma comprimida da energia etérica superior.

O que está acima da energia etérica? Todos os níveis de energia mental, do mais baixo ao mais inspirado. Sentimento e pensamento são o yin e o yang da energia mental. Ambas as variedades se entrelaçam até os reinos do espírito, da consciência da alma, e além, até os reinos cósmicos.

Então, como é que essas duas partículas de energia comunicam entre si mais rapidamente do que a velocidade da luz? A resposta é fácil de apreciar quando sua visão de mundo é expandida…

A energia da mente viaja a milhões de vezes a velocidade da luz.

As duas partículas na experiência física comunicam-se à velocidade do pensamento, e a velocidade da luz não tem qualquer influência na situação. Como tudo no universo, essas partículas contêm consciência. Num universo composto de consciência, nada pode existir sem consciência.

Como partículas de natureza fundamental, a sua consciência pode ser rudimentar, mas a sua manifestação de sentimento é bastante óbvia para o observador. Como partículas relacionadas, elas desenvolveram uma ligação entre si e a sua vontade de comunicar demonstra esta ligação. Pensamento e sentimento são os materiais dos quais este universo consciente é feito.

Desde a vasta estrutura do espaço até a mais ínfima partícula de energia fundamental, tudo é consciente e tudo é composto de consciência.

A energia mental existe em uma escala que se eleva aos reinos mais elevados da consciência, como uma escada para o céu. A consciência superior é muito real e pode ser sua voltando sua atenção para dentro, gastando tempo diariamente em reflexão ou meditação e abrindo-se para o conhecimento intuitivo que reside no nível de consciência de sua própria alma.

A consciência expandida não é apenas para místicos. Abre as portas da percepção onde você pode compreender muito mais sobre a natureza da realidade. Isso o aproxima da fonte eterna de alegria e sabedoria que reside na consciência da alma de cada um de nós.

~ Owen

FONTE: https://www.decoracaoacoracao.blog.br

Comentários